sábado, 25 de agosto de 2012

"O ARAUTO DE ITAMBÉ" COMEMORA HOJE 100 POSTAGENS

     




    É com alegria que o blog de "O Arauto"  comemora nessa data 100 postagens e 3300 acessos. 
     Não foi fácil alimentá-lo durante todo esse tempo, mas não podíamos deixar seus seguidores nem seus internautas  sem os comentários tão importantes da  atualidade desse município baiano.
   Para iniciar sua nova fase, resolvemos mudar seu layout e dar a ele um novo aspecto na sua forma e conteúdo. Acreditamos com essa mudança contribuir para um maior interesse de todos por suas postagens e objetivos. 
     Recomendamos aos seus leitores o acesso das suas postagens antigas. Lembrar é viver de novo. O passado para "O Arauto" não é uma coisa descartável na vida, mas uma fonte inesgotável de experiência e sabedoria.
     "Vi, vim, venci" foi a expressão célebre de César para comunicar aos romanos sua vitória sobre Farnaces rei do Ponto. 
       "O Arauto" nesse ensejo apropria-se dela  para exprimir seu sucesso na Rede. Sem a ajuda e a proteção dos Céus, porém, vã seria essa vitória e triste sua trajetória na vida.





quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RETIRADOS OS CRUCIFIXOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

          






     Passando por cima de uma tradição quase cinco vezes secular da história do Brasil, o Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a pedido de uma ONG de Lésbicas mandou tirar os Crucifixos de todas as salas da justiça do Estado no dia 17 de março de 2012.
      É este um dos assuntos tratados pelo "O Arauto" na sua décima edição,  quando a revista itambeense completa 5 anos de vida.
    A notícia alarmante causou  controvérsia  pelo Estado  e despertou reações da Igreja Católica e do meio político. 
  Herança preciosa recebida de Portugal e da civilização cristã ao nascer com a celebração da Missa, a Cruz é o mais sublime símbolo do Cristianismo e o culto das imagens uma tradição geralmente aceita pelo povo do Brasil. 
     "O Arauto" vê com indignação essa medida partida justamente da justiça dessa unidade da Federação. Ela destoa per diametrum da tradição do país mais católico do mundo.










quinta-feira, 16 de agosto de 2012

REGIÃO DE ITAMBÉ É VISITADA NO SÉCULO XIX POR PRÍNCIPE ALEMÃO





    Para quem nunca soube, o município de Itambé foi visitado no início do século XIX pelo Príncipe alemão Maximilian zu Wied-Neuwied. 
  Em 1817, o Príncipe Maximiliano passou no Arraial da Conquista, atualmente a cidade de Vitória da Conquista, Bahia, fazendo então no seu livro "Viagem ao Brasil", o relato mais importante desta cidade e região que nos tempos atuais são conhecidos daquela época.
    A obra publicada em 1820 traz uma descrição pormenorizada da fauna e da flora dessa região, especialmente, do vale do Berruga como então era chamado. 
     Por ocasião dos 85 anos da Emancipação Política de Itambé, quis "O Arauto" trazer na edição comemorativa dos seus 5 anos de vida, essa pesquisa até então inédita na sua história.






      

sábado, 11 de agosto de 2012

PARABÉNS ITAMBÉ PELOS SEUS 85 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


             













          O município de Itambé faz 85 nessa data. É mais uma etapa da sua vida ainda criança se comparada a tantas cidades da Bahia, do Brasil e do mundo inteiro. 
          Mas é também algo para dizer que já viveu um pouco para contar uma história para os seus filhos. Não é uma história de 3 mil anos de Roma, nem de 463 anos de Salvador, cidades anciãs que viram "outros ventos e outras tempestades" na bela expressão do poeta latino.
      Fundada por Manuel Balbino da Paixão e Manuel Raimundo da Fonseca numa circunstância em que a Região Sudoeste se abria para o litoral com a construção da estrada que ligou a Vila Imperial de Nossa Senhora das Vitórias (Conquista) para a Vila das Tabocas (Itabuna), cresceu e desenvolveu  como toda a criança.
        Não é mais a região  habitada pelos pataxós e camacans, evangelizada pelos Padres Capuchinhos, fundada pelos cearenses e  povoada por forasteiros e fazendeiros. Seus próceres lutaram para a sua emancipação política de Vitória da Conquista em 1927 e obtiveram do Governador do Estado Dr. Góes Calmon essa primeira vitória.

            Itambé, tens ainda muito para caminhar na história e ser realmente um grande centro religioso, político, cultural e econômico. Entretanto, o período dos 85 anos vividos como município já não é mais o começo de sua existência, mas  uma etapa percorrida considerável para ser uma grande urbe do Estado da Bahia e do Brasil.

            Com todo o amor pelo seu povo, "O Arauto" deseja-lhe  felicidade e muitos anos de vida.
                 















sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CATÓLICOS DE ITAMBÉ COMEMORAM O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA BEATIFICAÇÃO DO PE. JUSTINO RUSSOLILLO








       No dia 2 de agosto, às 20:00 horas, na Igreja Matriz o Revmo. Sr. Pe. Juraci Marden Mendes Pires celebrou  solenemente a Missa de Ação de Graças pelo primeiro aniversário da Beatificação do Pe. Justino Russollilo o fundador da Ordem dos Vocacionistas.
     Duas imagens do Bem-aventurado presidiam o templo  especialmente decorado para a cerimônia. Mas o que mais despertou a curiosidade e o interesse dos presentes foi a relíquia do religioso. 
           A Paróquia de Itambé foi agraciada com um dos dedos do sacerdote trazido especialmente numa teca de cristal  de Pianura na Itália a cidade onde o religioso nasceu, viveu, exerceu a sua vocação e entregou sua alma ao Criador.
           Depois da Santa Missa foi realizada no interior do templo uma Procissão do andor da imagem do Beatificado, seguida de orações especiais feitas pelo Pároco junto às Associações religiosas do Apostolado da Oração, do Sagrado Coração de Jesus e da Fraternidade dos Filhos da Luz.
            Ao ato litúrgico estiveram presentes representantes dos principais segmentos da comunidade católica de Itambé.