domingo, 24 de março de 2013

DOMINGOS DE RAMOS ABRE A SEMANA SANTA MAIOR EM ITAMBÉ

        

         
Com brilho, piedade e devoção, o Domingos de Ramos abriu a Semana Santa Maior na Paróquia de São Sebastião em Itambé às 16:00 horas num dia ameno mas quente.
Precedida de uma 
Procissão  de uma multidão de fiéis saída da Capela de Nossa Senhora das Graças e comandada pelo Pe. Joselito, a cerimônia litúrgica foi coroada na Matriz de São Sebastião com a Missa celebrada pelo Pároco Pe. Juraci Marden Mendes Pires.
        Portando ramos de oliveira, a multidão de fiéis os acenava para o alto, enquanto cantavam com devoção hinos religiosos ou batiam palmas e vivas a Jesus Cristo Rei. Nas portas das casas das ruas por onde a Procissão passava era o mesmo entusiasmo das pessoas de todas as idades.
                Durante o ato religioso foi lido um dos Evangelhos em coro. Logo após, o Pároco comentou essa passagem bíblica  da Paixão de Cristo, comparando-a com a vida em geral dos homens. 
          Falou que todos os homens têm suas alegrias e paixões na vida. O importante é ser fiel na dor como foi Dimas o Bom Ladrão na cruz ao lado do Redentor. 
           Durante a Consagração das espécies do Pão e do Vinho, os sinos da Matriz repicavam festivamente, enquanto rojões e fogos de artifício crepitavam no céu.

 
                 

sexta-feira, 15 de março de 2013

HABEMUS PAPAM FRANCISCUM

    




     O Arauto se regosija com a eleição do novo Papa da Santa Igreja Católica e Romana Francisco. Para Ele se volta todo o seu  amor filial e obediência irrestritas.
        Na sua barca segura está certo de chegar a bom porto salvo nesses dias tão procelosos em que vivemos. Maria, a Mãe de Cristo, será o seu refúgio e fortaleza para unir os cristãos e afugentar as forças do mal.
     Salve,  Jorge Mario Bergoglio! Salve a Companhia de Jesus! Salve a América Latina e a sua Pátria a Argentina! 
  Fostes todos escolhidos pela Providência Divina porque merecestes, sem dúvida, serem os seus filhos fiéis na proteção da Santa Igreja e dilatação do Reino de Cristo.

 

sábado, 9 de março de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA ABRE O ANO LETIVO EM ITAMBÉ











Realizou-se nos dias 4 e 5 de março de 2013 a Jornada Pedagógica    do município de Itambé. Para o acontecimento, além do Prefeito Municipal Sr. Ivan Fernandes, estiveram presentes o Secretário de Educação Professor Jorge Brandão, o Vereador Moacir Portela, o Sr. Luciano Paraguai, o Pastor Roberto e todos os professores da rede municipal de ensino. 
     No primeiro dia, a Jornada foi abrilhantada com a presença do Professor Adão Albuquerque vindo especialmente de Vitória da Conquista para tratar do tema "Qualidade, Inclusão e Disciplina na Educação". Ex-Vereador em Vitória da Conquista, o palestrante é, também, artista plástico.

    No segundo dia, o evento foi deslocado para o Educandário Cristo Rei, onde foram realizadas várias oficinas orientadas por professoras e professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB e da Universidade Federal da Bahia - UFBa. 

  Nessas oficinas foram abordados os seguintes temas: Educação Infantil - Professora Jacira Quadros Pacheco; Educação Especial - Professor Lucimauro Palles; EJA e Multisseriadas - Professora Maria Soledade Teixeira Fernandes; Provinha Brasil, 
Pacto - Professoras Jaciara Sant´Ana, Andreya Nascimento, Antonio Gomes Tavares Neto, Professora Poliana Rejane; Oficina de Exata - Robson Adren Lima Mattos; Oficina de Humanas - Dilma Figueiredo de Andrade. As Oficinas, além de entretenidas, foram bem formativas.

     A Jornada foi encerrada com a palestra motivacional - O papel social do professor - feita pelo Professor Sérgio Henrique Lobo Lemos. 
       Além do intervalo para o Coffee Break e apresentação musical, foi realizado o sorteio de três Tablets para os professores presentes pelo Secretário de Educação.


           
      

          

sexta-feira, 1 de março de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAMBÉ ABRE A PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA COM BRILHO E FESTA


      Uma neblina tênue caia, à noite, do dia 25 de fevereiro sobre a cidade, mas à  Praça Osório Ferraz afluia muita gente para a primeira sessão da Câmara de Itambé. Todo pintado e iluminado com spots, o prédio do Legislativo brilhava para algo importante.
      A primeira sessão ordinária da Câmara era realizada para iniciar os seus trabalhos legislativos à frente da Primeira Dama e Presidente do Legislativo Dona Maria José Almeida Fernandes.


    Presentes ao evento se encontravam à Mesa todos os Vereadores eleitos e o Vice Dr. Humberto Lopes Jr. Mas a figura mais importante da noite foi, sem dúvida, o Sr. Ivan Fernandes Prefeito Municipal.
      Usaram da palavra na ocasião a Presidente da instituição Dona Maria José Fernandes, o Vice Dr. Humberto Lopes Jr  e todos os Vereadores.
       O discurso, porém, do Prefeito Ivan Fernandes  foi o ponto maior da solenidade. Além  do retrospecto da campanha, abordou ele  as contas da gestão anterior,  o estado precário do município e o seu desejo veemente de cumprir as suas promessas eleitorais.



     De acordo com o regimento interno da Casa de Leis, esta primeira sessão ordinária é dedicada à votação das comissões permanentes. Com mandato de dois anos, elas têm a função de analisar projetos de leis ou resoluções e emitirem pareceres. 
      A Câmara de Itambé possui três comissões: Justiça e Redação, que ficou composta pelos vereadores Moacir Portela, Alecciene Gusmão e Iracildo Carvalho; Finanças, Orçamento e Contas, com Gilmar Pinheiro, Josenilson Lima e Genevaes Pires; Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos, com os vereadores Alecciene Gusmão, Irineu Filho e Regina Lúcia Santana.
   Com muita alegria a  sessão foi encerrada. Um buffet farto de salgados e refrigerante foi, em seguida, servido a todos os presentes.