sexta-feira, 31 de maio de 2013

A PRESENÇA DE "O ARAUTO" NO JUBILEU DE DIAMANTE DA ACIVIC









A noite do dia 24 de maio em Vitória da Conquista foi   memorável  em sua história. Distinção, brilho e glamour não faltaram  para conferir mais ainda à ela uma grande importância. A Igreja, a Maçonaria, o comércio, a imprensa, a universidade e a sociedade se reuniram no Salão de Eventos Limão Doce para o Coquetel de comemoração dos 60 anos da ACIVIC.
Além da Presidente Sra.  Cláudia Dutra Melo Pereira,  compuseram a mesa o Arcebispo Dom Luiz Gonzaga Pepeu, o Vice-Prefeito Joás Meira, o Reitor da UESB Prof. Paulo Roberto Pinto Santos, o Presidente da FACEB Sr. Cloves Cedraz, o Presidente do CDL Marcos Alberto de Oliveira das Virgens, o Gerente Executivo do INSS Arlindo Alves Pereira Neto, o Deputado Estadual José Raimundo Fontes, o Presidente da Câmara Municipal Sr. Fernando Vasconcelos Silva e o Sr, Sílvio Vittorio Corradi, Presidente da AINVIC.

Após um vídeo ilustrativo da ACIVIC, do Hino Nacional e da fala de todos os membros da mesa, a cerimônia foi encerrada com o discurso da Presidente Cláudia Dutra Melo Pereira e a entrega de 60 Moções a 60 personalidades  das instituições  de Vitória da Conquista. 










terça-feira, 7 de maio de 2013

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA EM ITAMBÉ

        









Maio sempre foi um mês bem festivo para a comunidade católica de Itambé. Todas as instituições públicas e privadas dela participam, ora patrocinando ora participando da Missa que é celebrada todas as noites na Capela de Nossa Senhora das Graças pelo Pároco Pe. Juraci.
 Cada noite é dedicada à 31  das figuras bíblicas, como Eva, Judite, Ester, etc, mulheres santas que prefiguraram Maria a Mãe de Deus. Os membros das comunidades e associações da Paróquia encarregados dessas noites  procuram ornamentar  com emulação o altar principal do


templo e, após a Missa, é  incensada a imagem de Nossa Senhora das Graças. No início é rezado, também, um dos Mistérios do Rosário, a oração tão recomendada pela Igreja e pedida insistemente por Nossa Senhora em Fátima.
Iniciada no dia primeiro de maio na Capela de São José Operário e em seguida levada a imagem em procissão de Nossa Senhora das Graças para a sua Capela original, a festa termina  no último dia do mês de maio,
quando há, geralmente, uma Missa campal e a representação da Assunção de Maria aos céus.
          O Arauto se associa de corpo e alma a essa homenagem tradicional que o seu povo fiel faz à Mãe de Deus e faz suas as belas palavras da Pequena Coroa da Santíssima Virgem rezada privadamente e nos oratórios marianos em toda a Cristandade: 

Ó Santa Imaculada Virgindade, não sei com que louvores Vos possa exaltar: pois  quem os céus não podem conter, Vós O levastes em Vosso seio!